terça-feira, 11 de março de 2014

O QUE ACONTECE SE VOCÊ BEBER UM REFRIGERANTE?

O Brasil esta entre os países que mais consomem refrigerantes!!! Podemos observar o consumo começando cada vez mais cedo, muita vezes na própria mamadeira.
O ácido fosfórico reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea. Além disso, são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem teor altíssimo de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal. É uma bebida nutricionalmente pobre, por apresentar apenas calorias vazias (não oferece nenhum benefício).
A grande preocupação é saber, de fato é quando uma criança de 27Kg que ingere uma lata de refrigerante de 350mL contendo 50mg de cafeína, estará ingerindo o mesmo que um homem de 80Kg ao consumir quatro copos de café. Geralmente, uma criança muito agitada ou com problemas para dormir poderá estar sob o efeito do consumo exagerado de refrigerantes. Nos adultos, o excesso de cafeína pode aumentar a pressão arterial e tornar irregulares os batimentos cardíacos.
Em um estudo publicado pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, com 469 estudantes, os pesquisadores observaram que o consumo excessivo de refrigerantes aumentava as possibilidades de sofrer fraturas entre meninas ativas (intensa atividade física) e isso era agravado principalmente quando os refrigerantes eram do tipo cola. Os pesquisadores levantaram dois fatores que poderiam estar envolvidos nesse problema: o fosfato presente nas bebidas que afeta o metabolismo do cálcio e a massa óssea e também a substituição do leite pelo consumo de refrigerantes, o que privava o organismo das garotas da quantidade necessária de cálcio.

(RETIRADO DO BLOG DO PROFESSOR ANDRÉ FERNANDES - http://profandrefernandes.blogspot.com.br/2013/11/o-que-acontece-quando-voce-se-voce.html?spref=fb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário