sexta-feira, 29 de março de 2013

1º ANO / 2º ANO - ENSINO MÉDIO "EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LINGUAGEM"

EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LINGUAGEM

            A Educação Física começou quando o homem primitivo sentiu necessidade de realizar movimentos básicos para garantir sua sobrevivência. Com o tempo, ele adaptou os movimentos corporais às suas necessidades. Hoje, as manifestações corporais caracterizam determinado grupo social, além de assegurar-lhe saúde, bem-estar e qualidade de vida.
            Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Física, descrita como disciplina escolar, deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno a essa esfera, formando o cidadão que vai produzir, reproduzir e também transformar essa cultura. Para tanto, o aluno deverá deter o instrumental necessário para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

            . Linguagem Corporal

A Educação Física é a ciência que estuda a linguagem corporal, caracterizada por refletir as ações humanas envolvendo o movimento como manifestação cultural, com a função de analisar práticas corporais da sociedade, de forma crítica, intervindo na criação de outras.
A linguagem corporal é uma forma de comunicação que varia conforme o contexto e a cultura, sofrendo interferência do meio em que o indivíduo social, ela permite ao indivíduo reconhecer o outro e a si próprio. A Educação Física pode contribuir nessas descobertas por meio de jogos, lutas, danças e esportes.
A linguagem corporal, ou comunicação não verbal, assume papel relevante, influenciando nas relações interpessoais e colaborando para melhorar a percepção e formação do indivíduo. A atividade física e o esporte como manifestação corporal são importante suporte para a moldura emocional e funcional. Sua prática contribui positivamente nos seguintes aspectos: humor, autoconfiança, autoexpressão, disciplina, autoestima, concentração, superação de conflitos, reação ao estresse, controle da agressividade, formação da personalidade e, de forma geral, na estabilidade emocional, atendendo, assim, a algumas das necessidades humanas referentes à qualidade de vida.
          A linguagem corporal manifesta-se por meio de gestos. A capacidade de gesticular, movimentar partes do corpo com a intenção de expressar sentimento, necessidade ou ação, foi criada e mantida como código de linguagem que, muitas vezes, define uma cultura, um comando, uma sensação.
Segundo os PCN’s, a linguagem corporal define a personalidade.
O ser humano tem uma personalidade corporal que o identifica como pessoa.
Ele é não somente o que sente e pensa, mas também tudo aquilo que está presente, como texto, em seu corpo.



. Culto ao Corpo Perfeito

A prática de atividades físicas acompanha a história do homem como resultado de trabalho, de exercícios em academia ou forma de lazer.
Atualmente se cultua o corpo com expectativa de melhorar a performance ou reduzir a gordura corporal. Trata-se do corpo “em forma” mostrado na mídia, produzido em academias de ginástica, clubes esportivos, com uso de medicamentos e produtos de beleza, manuais de dietas, intervenções terapêuticas e cirúrgicas, que se expandem continuamente com o intuito de alcançar tal “modelo”.
A Educação Física conscientiza as pessoas da importância da linguagem corporal não robotizada, para o corpo não ser usado como repetidor de movimentos e, sim, valorizado mediante movimentação harmônica, de lazer e construção de conhecimento científico específico na área. Ela contribui para a adaptação do homem na sociedade e a formação de um ser integral, que perceba significados, valores, sentimentos e emoções. Corpo é o princípio e a condição estruturante da existência humana, o veículo do ser no mundo. Mediante manifestações corporais, o ser humano se comunica e expressa, deixando transparecer carências, privações, necessidades, dificuldades existenciais e emocionais. Para cada movimento do corpo cerce o diálogo da linguagem corporal, que propicia diversas leituras.

Referência:
FACKIN, Rosemari; Educação Física – Linguagens, códigos e suas tecnologias.



Atividade de Revisão:

<!--[if !supportLists]-->1.      <!--[endif]-->Algumas características marcantes da modernidade, tais como alimentação industrializada como grande potencial engordativo, meios de locomoção e máquinas que substituem o fazer humano, contribuem para o crescimento de doenças de origem hipocinética. Esse fenômeno contemporâneo já se manifesta em crianças em idade escolar. (UNICAMP/SP – Adaptado)
Sobre esse assunto, responda às questões a seguir.
<!--[if !supportLists]-->a.      <!--[endif]-->Quais as consequências desse modo de vida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


<!--[if !supportLists]-->b.      <!--[endif]-->Como a Educação Física pode auxiliar nesse processo?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



<!--[if !supportLists]-->2.      <!--[endif]-->(ENAD – Adaptado)
          “Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como Chaplin critica em “Tempos Modernos”. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito.”
                 (FREI BETTO. Jornal do Brasil, 14 jun. 2001).



O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente das academias de ginástica está entre aqueles em que esse fenômeno se manifesta com mais intensidade.
Descreva como o Professor de Educação Física deve orientar o treinamento físico e os cuidados estéticos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário